Metodologia

I – Pesquisa Qualitativa

Se caracteriza pela maleabilidade e subjetividade. Tem como função compreender os significados e as motivações que estão por trás do comportamento humano: suas crenças, opiniões, sentimentos e valores em um contexto social específico. Os dados qualitativos descortinam a realidade, buscando descobrir o motivo inconsciente, talvez até irracional, que faz com que o consumidor aja de uma determinada forma. Através dela é possível analisar o comportamento do consumidor de acordo com seus desejos, emoções e intenções.

É um instrumento eficaz para a detecção de demandas latentes, contribuindo para a elaboração de estratégias de marketing, campanhas publicitárias ou políticas. Também fornece informações valiosas para a criação ou reformulação de produtos, embalagens, serviços, além de ajudar na avaliação de imagens das instituições, partidos e candidatos.

Na maioria das vezes, a Pesquisa Qualitativa é realizada através de Discussões em Grupo e Entrevistas em Profundidade, técnicas nas quais há uma conversa, individualmente ou em grupo, com pessoas de hábitos e atitudes semelhantes, representantes de um público-alvo, tendo o auxílio de um roteiro não-diretivo para abordar todos os pontos necessários ao estudo.

Este método não nos permite inferir os resultados para a população, mas garante riqueza e profundidade nos resultados. Serve também como apoio a estudos quantitativos, antes e depois da sua realização, levantando hipóteses, auxiliando a compreensão dos resultados ou gerando questões a serem confirmadas quantitativamente.

II - Pesquisa Quantitativa

A pesquisa quantitativa é usada para medir opiniões, atitudes e preferências da população. Utiliza como instrumento de pesquisa o questionário, contendo perguntas abertas e/ou fechadas. Este questionário é aplicado a uma amostra representativa do universo a ser pesquisado. Esses resultados são expressos por meio de números absolutos, proporções ou taxas.

Se você quer saber quantas pessoas usam um produto ou serviço ou dados gerais acerca de seus interesses, a pesquisa quantitativa é a mais indicada. Ela também é usada para medir o tamanho e a importância de um mercado ou estimar o potencial de um novo negócio.

Através da pesquisa quantitativa, é possível analisar como um determinado segmento da população vai reagir a um produto ou fenômeno, com base nas respostas da amostra populacional escolhida. Ao contrário da qualitativa, esta técnica não é apropriada para compreender “porquês” ou para analisar temas em profundidade. O método utilizado consiste em questionários com perguntas simples, claras e objetivas.